Se você acha difícil dizer não, provavelmente vive fazendo coisas para os outros que preferia não fazer. E geralmente quando essa dificuldade existe, ela está presente em todas as relações: família, trabalho, amor, amigos e no dia-a-dia. Dizer sim, quando na verdade você gostaria de dizer não, pode causar tensão e desconforto.
Não conseguir se negar a atender aos desejos dos outros, pode representar um problema se começar a interferir negativamente em nossa vida.
Na atualidade, as pessoas estão muito preocupadas com a sua imagem, em se mostrar prestativas e comprometidas nas diversas situações, mas dizer sim a todo momento pode complicar mais as coisas, pois não adianta agradar o outro e se sentir angustiado e estressado.
Na hora de decidir entre o sim e o não, entram em jogo nossos valores e princípios, que podem servir de argumento caso a escolha seja pelo não. O importante é tentar fazer a escolha certa no momento. Em algumas situações é inevitável a dúvida ou a culpa, mas o ideal é que esses sentimentos não estejam presentes em todas as situações.
Se a pessoa só diz sim, acaba por deixar a impressão de ausência de valores, falta de vontade própria e de opinião, o que pode também interferir na sua imagem. Se você nunca nega nenhum pedido, as pessoas vão começar a achar que você é uma pessoa sempre disponível e que não tem prioridades na vida. Mas é natural que nossa primeira tentativa seja a de evitar dizer não às solicitações que a nós são dirigidas. Porém, se você nunca nega nenhum pedido por medo de parecer antipático ou por não saber como fazê-lo, acaba ficando sobrecarregado de coisas para fazer: as suas e as dos outros, o que não é nem um pouco agradável.
Ao contrário da dificuldade de dizer não, também existem muitas pessoas que só dizem não. Às vezes nem analisam qual é a viabilidade de atender ao pedido e dizem logo não. E é claro que quem está solicitando algo irá perceber que a pessoa nem demonstrou interesse em ajudar, o que pode gerar um desconforto na relação.
Um exemplo claro da dificuldade em dizer não está presente nos relacionamentos amorosos. As pessoas acabam por fazer esforços e concessões extremas, e muitas vezes desnecessárias, tudo por medo de perder o outro ou por não querer fazê-lo sofrer. Mas não se pode perder de vista as próprias necessidades para substituí-las pelas dos outros. É uma escolha esquecer nossos interesses pessoais e nos anular.
Se disser não, é preciso sustentar a decisão, argumentando e expondo os fatos de forma clara. Mudar de decisão também pode colocar em jogo a credibilidade. Propor soluções para ajudar de outra forma também pode ajudar. É importante perceber quando estamos sendo inflexíveis, e também saber dizer sim.
O que não podemos esperar é que vamos agradar a tudo e a todos sempre, pois é bem provável que isso não aconteça. Mas se dissermos não nas horas certas, com certeza as pessoas irão respeitar nosso ponto de vista.
Viviane Vieira de Souza - Psicóloga
Muito bom este artigo, tudo haver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário