...
Olhem só este trecho da excelente reportagem da Folha de S. Paulo...
É um pouco daquilo que falei, durente o início das escolhas para o modelo de TV Digital.
Desta vez, abriram mão da maquilagem de comentários e assumiram, definitivamente, que não fornecerão multiplicidade de programação. Ou seja, vamos ter que nos contentar com aquilo que será exibido "(qüela abaixo)".
Por isto, ou invista muito em internet, ou mude de país.
Porque TV aqui, será mais do mesmo.
Segue abaixo:
"“Milagre”
Por DIÓGENES MUNIZ
enviado especial da Folha Online ao Rio
Para a Globo, apesar de o sistema nipo-brasileiro de TV digital dar chance de transmitir quatro programações diferentes no mesmo espectro (em definição "standard", em vez de alta definição), isso está fora de cogitação.
"A TV aberta sobrevive de publicidade --essa não sabe se é analógica ou digital, quem sabe é a gente. Nós não temos dinheiro novo na TV digital. Então, se você assumir a multiprogramação, significa que o dinheiro que a gente tem é o mesmo para produzir mais de um, dois programas."
De acordo com o diretor de engenharia da rede Globo de Televisão, Fernando Bittencourt, "não tem muita razão a multiprogramação". "Com ela, você abre mão da alta definição --isso para mim é fatal. Entre uma e outra fico com a qualidade [de imagem]." Ao optar pela alta definição, as emissoras também evitam que novos "players" entrem em seu mercado.
Como de praxe, os representantes dos radiodifusores aproveitaram o evento para defender escolha do sistema nipo-brasileiro de TV digital com afinco, chegando a arrancar risadas da platéia. "É um milagre, gente", disse aos berros o vice-presidente da Band, Frederico Nogueira, sobre a nova transmissão.
A possibilidade de transmitir pelo menos quatro canais digitais na mesma radiofreqüência ainda está obscura mesmo para quem pretende empregar essa modalidade: as TVs públicas. Quase nove meses após o início das transmissões, há pouca definição governamental sobre o que pode ser feito para iniciar o uso de programações simultâneas por um mesmo radiodifusor.
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário